sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PREVIDÊNCIA


Pra começo de conversa pensar no futuro é complicado, arriscado e em alguns casos sufocante. Pensar que tudo que eu faço hoje vai se refletir no meu amanhã é quase que um castigo pré-agendado pelos erros que estou neste momento cometendo.
Se por algum motivo for um erro meu escrever neste blog, aqui, agora, todas as baboseiras sobre o futuro, no futuro, eu posso me arrepender. Isso é assustador, não é?

Isso não significa que concorde em viver o hoje e somente o hoje, sem pensar no dia de amanhã. Quer dizer, concordo em parte, pois na verdade, minha opinião neste assunto é bastante esquizofrênica.
Eu adoro aproveitar cada minuto de tudo que está bom na minha vida. Aliás, eu adoro a palavra “aproveitar”, pra mim ela tem o sentido de “degustar”, de “curtir”. Acredito sinceramente que não se deve abrir mão desta sensação de “proveito” por qualquer bobagem. São estes momentos que levaremos na memória pro resto da vida e não a reunião fracassada da última terça ou a fila de uma hora do banco.

Porém defendo que é preciso cuidar de si hoje e sempre. Cuidar da saúde, é claro. Fazer exercícios, se alimentar bem, blá, blá, blá. Cuidar do seu dinheiro, fazer uma previdência privada, pagar o INSS, comprar uma casa própria, fazer uma poupança.
Tudo isso a gente ta cansado de saber. É quase um pensamento comum de que todo mundo tem que pelo menos tentar cuidar de tudo isso, não é?

O que muita gente não dá atenção é para um outro tipo de cuidado, que na minha opinião é um dos mais importantes para garantir um futuro de sucesso: preservar as amizades ! Sim! Cuide de seus amigos e da sua amizade com eles. Ligue pra saber como vão as coisas. Como está a gripe do cachorro, o conserto da máquina de lavar. Encontre, escute, fale. Seus amigos, ou pelo menos os grandes amigos são o maior bem que você possui hoje e possuirá no futuro. Pois você já pensou que sua família, seus pais, tios e principalmente avôs, muito provavelmente não estarão aqui daqui há 30 ou 40 anos: E quem estará? Seus amigos, é claro.

Faça uma previdência em amizade: invista em carinho, atenção e bons momentos. Certamente você terá excelentes rendimentos nos futuro.

COMO NÃO GOSTAR DE ROTINA?


Eu amo rotina! Que maravilha fazer todo dia as mesmíssimas coisas, sem nenhum imprevisto! Surpresa? Nada de surpresas! Tudo muito previsível, calculado, organizado, igualzinho a ontem.

Não entendo quem diz que rotina é chata, que acaba com a vida, com o casamento, com a paciência. O que acaba com tudo isso é você sair de casa pra trabalhar sem saber se vai chegar a tempo pro jantar japonês de quarta – sim, porque quem tem rotina até no cardápio – como ficar quarta sem seu peixe cru? Impensável!

E a saúde? Não seria uma maravilha se todo ano seus exames de rotina, rotineiramente não dessem nada de errado? Espetáculo! Você saberia que no ano que vem você também não teria nada, mas faria o exame de rotina, pois afinal, é a sua rotina.

E se São Pedro aderisse a moda?. Quarta, quinta pancadas de chuva a tarde. Sexta de manhã nublada mas já ensaiando o sol do fim de semana. São Pedro colocaria sol no fim de semana, não colocaria? Tudo bem se não colocasse, nós mudaríamos os fins de semana de acordo com os dias de sol da semana. Não seria bom?

Agora falando sério, se você trabalha com o que gosta, mora com quem ama, que mal tem fazer sempre as mesmas coisas? Por isso adoro ter rotina, nem que seja pra quebrá-la um pouquinho.