segunda-feira, 13 de maio de 2013

MAE PROFISSIONAL


Sempre tive muita vontade de escrever sobre a maternidade, mas sempre tive o medo do piegas. Mas como não ser piegas ao falar de maior amor do mundo, de  amor incondicional, de emoção, de algo que muda totalmente sua vida?

Pronto! Já esta piegas. E esta porque é piegas. É forte, é tenso, intenso. É cafona, é romântico, é assustador. Ser mãe reúne uma serie de adjetivos que nem sempre combinam entre si, mas que se somam formando um sentimento estranho, novo, que preenche muito da gente. Quase tudo, eu diria.

Mas concordando e reforçando a “pieguisse” de ser mãe, eu também vejo um excesso de exposição dessas mães. E não me excluo totalmente deste grupo não.

As redes sociais, os blogs, pilhas de livros. Todos com receitas dicas, debates sobre o que e como comprar. Onde matricular, quem contratar. O que passar, o que dar, o que fazer.

Vejo com certa aflição um monte de verdades, ao qual eu mesma me peguei levantando  bandeira. Me peguei expondo, ou impondo, minhas verdades como mãe e intimamente criticando outras mães que não faziam como eu.

Acompanho muitas discussões que apesar da doçura no modo de escrever, em muitas vezes parecem mais leis do que dicas. Sem falar, é claro, da famosa competição de altura, peso, quantidade de palavras. Enfim, sem querer, as vezes estamos felizes por termos ganho essa concorrência.

É! E quem foi que disse que a maternidade esta livre de vaidades, competição e outras palavrinhas que estamos mais acostumados a usar no ambiente corporativo?

Mas maternidade, apesar do trabalho, não é profissão. Você, como eu, ter deixado sua carreira e lado para curtir seu filho, para dar um tempo pra você mesma. Mas não encare isso como mais uma linha do seu currículo. Pois não existe ferias ou aposentadoria pra maternidade. Não existe um chefe e um empregado. Ninguém foi contratado.

 Existe uma mãe, um pai, querendo orientar um filho. Um filho que certamente não fará tudo do jeito esperado. E mesmo assim, não será demitido.

Que fique claro, que nem todo post, nem todo blog ou livro tem esse perfil ou mesmo esse tom.  Eu mesma, participo de muitas comunidades que me são muitas vezes muito úteis. Mas existe por ai, é só prestar atenção, uma veia de mãe profissional. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário