quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

BICHO OU CALOURO ?


Aqui em São Paulo se chama Bicho e no rio chamamos de Calouro. Mas como entre ontem e hoje assisti mais de três reportagens sobre a violência dos trotes universitários, tenho certeza que a nomenclatura mais indicada é BICHO.
Me impressiona ver que existe naqueles jovens um prazer em humilhar os outros. Fiquei pensando a respeito e percebi que infelizmente a nossa sociedade utiliza a humilhação como forma de força e da maneira mais cruel.
É o chefe que trata mal a secretária, o marido que grita com a esposa e os filhos. Você que finge não ver seu porteiro ou o menino que pede esmola no sinal. Tudo isso é uma forma de humilhação.
Ouvindo pesquisas da classe C e D descobri outros itens que podem causar extrema humilhação como por exemplo as portas giratórias dos bancos, quando o taxista passa direto mesmo vazio ou quando não se é atendido em uma loja só por não estar bem vestido.
Preconceito causa humilhação e é com isso que convivemos diariamente. O que esperar de um jovem que houve da sua mãe pra ter cuidado com suas coisas em dia de faxina? Ou para não bobear na saída do estádio porque o público é muito “misturado”.
Veja bem não estou dizendo que coisas ruins não acontecem e que a partir de agora todo mundo deve confiar em todo mundo. O que quero mostrar é que nos dias de hoje nós mesmos traçamos linhas de poder. Quem tem mais vale mais do que quem tem menos. Seja dinheiro, idade, posição social ou até meses há mais em uma universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário