quarta-feira, 17 de março de 2010

INSATISFEITO


Odeio reclamar da vida. Não gosto mesmo. Mas nem sempre consigo me policiar. Mas tento. Tento de verdade. Acho um saco ser reclamona por causa de um probleminha aqui outro ali.

Ao meu redor o tempo todo vejo pessoas insatisfeitas. Seja com seu trabalho, com sua relação amorosa ou pela falta dela. Outra está insatisfeita com a balança e já o outro gostaria mesmo de mudar tudo em sua volta.
Dos menos aos mais insatisfeitos, todos estão por ai. Seguem reclamando.

Experimente reclamar de alguma coisa. Do seu cabelo por exemplo. Garanto que seu interlocutor também terá alguma insatisfação pra te contar sobre sua pele, unhas, olhos. Ninguém consegue ouvir uma insatisfação sem contar a sua.

Certas conversas parecem mais uma disputa pela mais completa ou maior infelicidade. Outro dia ouvi o seguinte diálogo entre três pessoas sentadas em um restaurante:

A primeira mulher disse:
- Estou exausta. Trabalho até tarde todos os dias. Meu chefe não me dá moleza. Me arrasto para o trabalho de manhã. Mal durmo. Não sei como conseguirei terminar esta semana.

A segunda interrompeu:
- Pelo menos sua semana vai terminar! E a minha que não tem descanso. Pois além todo o estresse do meu trabalho, checa fim de semana e aí tenho que dar atenção pras crianças. Ser a mãe que não consigo ser durante a semana.

A terceira, Juliana, ficou quieta com cara de enterro. Fez um gesto ensaiado, apoiando a cabeça sobre as mãos. Quando percebeu que tinha atenção da mesa disse:
- Pior sou eu. Sem filhos… respirou…. E sem trabalho.

As duas primeiras se olharam incrédulas. Então me aproximei disfarçadamente para entender melhor o que acontecia.

Juliana pouco tinha realmente. Principalmente idade. Mas já queria ser mais insatisfeita que as próprias tias, que a levavam para um almoço entre seus apertados horários de trabalho, para que a menina de 14 anos escolhesse seu presente de aniversário. E pelo visto ela escolheu.

Que a caricata Juliana sirva como um alarme para suas tias de como é chato reclamar da vida. Pra mim serviu (na teroria..serviu…vermos na prática).


Mais uma vez usando Marisa Monte… (assim parece que sou super fã… gosto, não tanto quanto parece) pra contradizer e dar uma reviravolta vale ouvir SATISFEITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário