quarta-feira, 6 de maio de 2009

PERIGO! PERIGO!


É assustador, mas existem alguns sentimentos que nos fazem pensar que somos melhores que as outras pessoas. Rapidamente nos tornamos mais cultos, mais magros, mais bonitos – como fizeram os gols de Ronaldinho . E a sensação de ser adorado é fenomenal. Ser aceito, ser querido, ser um sucesso!

A vaidade é perigosa.

Nos faz inverter o peso dos nossos princípios. Nos dá prazer contar vantagem, de perceber um olhar de inveja ou um outro atordoado com nosso próprio brilho. Ser o mais belo do lugar, ou o mais rico, ou o mais esperto. Ter orgulho de ser invejado.

O orgulho é perigoso.

Não tem cara, não tem cheiro, não tem forma e nem cor. Ele vem aparecendo devagar e quando você vê, está lá: dentro do seu peito inchado. O mesmo peito inchado que acompanha sua cabeça erguida – eles que lhe dão aquele “olhar superior”.
De repente somos tão espetaculares que nos tornamos melhores do que os “por favor” e os “obrigado” e os “com licença”. Perdemos o tom suave da voz, pois somos firmes. Toda pessoa de sucesso é segura de si. Nada de nhêm - nhêm -nhêm.

A arrogância é perigosa.

Precisamos nos orgulhar de nos mesmos, claro. Mas sem passar dos limites, sem nos tornarmos metidos e arrogantes. Às vezes ficamos tão entusiasmados com nosso próprio sucesso que fica difícil saber qual o ponto certo. Difícil saber dosar. Difícil nos valorizarmos com humildade.

A humildade é essencial.




N.A: comecei a escrever este post quando respirei fundo ao descobrir que mais de 360 pessoas já leram meu outro blog. Fiquei inchada, orgulhosa e pensei junto com a minha vaidade: vou publicar pra todo mundo saber o quanto eu sou incrível. No meio do caminho senti vergonha e acabei escrevendo este texto.

Um comentário: