segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BARRIGANDO: supertições

Se você, assim como eu, também não teve contato com nenhum bebê, antes do seu que esta por vir, você vai aprender que existe uma lista enorme de superstições e ditos populares para os recém nascidos e também para grávidas. No meu caso, já ouvi muita coisa. Mas acho que existem umas que são mais comuns, como:
- Não montar o berço antes do bebe nascer.
Essa eu conhecia, mas era anterior a era das lojas de moveis que te dão 5 dias apos a entrega pra você agendar a montagem no dia que eles tiverem livre e naquela horário simples de 8h da manhã ate 8h da noite.

- Usar roupinha vermelha pra sair da maternidade
Essa eu fui pesquisar e descobri que como antigamente se achava que o sangue curava doenças, a cor tomou uma conotação de sorte e saúde. Por isso, os bebes recém nascidos usavam toucas vermelhas para proteger do “olhar do demônio”. Acredito de a adaptação pro Brasil, que não exige touca por conta do clima, tenha sido a roupa ou até mesmo o sapatinho.

- Se a grávida tem muita azia é porque o bebe é cabeludo. Se a barriga é bicuda é menino ou redonda, menina.
Estas nem tem como saber, certo? Eu já ouvi que minha barriga era espalhada, bicuda e redonda. Ou seja, também depende muito de quem avalia.

- Grávida tem que comer por dois.
Vai nessa ...

Também existem as mais esquisitas como:
- A grávida não deve usar nada enrolado no pescoço, pois o cordão pode enrolar no pescoço do bebê. – Ah claro, o cordão pode imitar o cachecol.
- Não passar o bebê recém nascido por cima da mesa. – Quem faria isso????
- A grávida não deve cheirar flores, pois o bebê pode nascer com manchas. – Cuma???

Bom, eu já tinha minhas superstições, que já estão de bom tamanho, como: não entregar o sal na mão do amigo, não passar embaixo de escada (além da supertição, tenho medo que o cara caia na minha cabeça) e não gosto muito de gato atravessando na minha frente. Ah... também sou chegada a bater na madeira três vezes.


Um comentário:

  1. Que bom que voltamos a ter mais textos pra nos divertir.

    Continue pq o tema é grande e até outubro, quem sabe dá um livro...

    ResponderExcluir