segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Igual ao Diferente

Que a superação dos atletas paralímpicos emociona até os mais durões, isso já sabemos. Não tem como participar de um evento destes sem parar para pensar na quantidade de idiotice que nós reclamamos todos os dias, não é? Faz pensar por exemplo na minha time line do Facebook com aqueles críticos de plantão. Vontade de mandar um convitinho para assistir o Daniel Dias sorrindo e ganhando suas medalhas com o suor da suas limitações.

Minha filha, perto dos 5 anos não conseguiu entender muito bem o problema da diferença. Comentamos que os atletas especiais possuem algumas limitações e que o grande barato das  Paralimpíadas é a superação, apesar da limitação. Ela nos olhou com cara de "Ah tá" e percebi que não havia entendido.

Fiquei pensando sobre isso. E só depois de me desligar do meu preconceito, percebi.  Ela entendeu que os atletas são especiais. Ela só não entendeu qual o problema disso. Pois não há problema onde não há diferença. E no seu olhar de criança o diferente é igual ao igual.

E mais uma vez me pergunto: quem ensina quem aqui?
A resposta é óbvia.


Um comentário: