terça-feira, 6 de setembro de 2016

LAVANDO ROUPA íntima SUJA

Em um mundo que precisamos nos encaixar o tempo todo em rótulos, eu sou obrigada a me descrever como feminista. Isso não significa que eu seja ativista ou radical.

Me considero feminista pois acredito em igualdade de direitos e deveres. Acredito que tudo que um possa ser o outro também pode. E já que a biologia nos premiou como o ser que gera um filho, precisamos sim de ter direitos relacionados a mais essa função, que não nos prejudique nas demais funções da vida que a mulher deseja seguir.

Apesar disso, acredito que ainda temos muitos preconceitos velados em relação a isso tudo.  Eu mesma me pego muitas vezes julgando. Fruto das gerações anteriores, da nossa criação, que apesar de muito mais "cabeça aberta" ainda se impressiona quando o marido fica em casa cuidando dos filhos. Ou "ajudando", seria o termo mais usado.

Então hoje, tomando meu banho e como sempre faço, lavo minha calcinha. Minha mãe me ensinou e desde pequena tenho esse hábito. Minhas amigas também, minha mãe, tia, minha avó fazia isso. Por algum motivo, que desconheço, somos ensinadas a lavar nossas calcinhas no banho. E por outro motivo que desconheço mais ainda, os meninos NUNCA lavam suas cuecas no banho. 

Não sei porque. O princípio é o mesmo: é uma peça íntima, cabe ao dono cuidar. Então porque a calcinha é mais íntima que a cueca? 

Você pode até me dizer que é cultural. Sim, é. Mas porque? 
Então pergunto aqui `as minhas amigas mães de menino: você ensinam seus filhos a lavar a cueca no banho? Que tal começar? 

Direitos iguais, princípios iguais. Vem de casa. Um cueca pode ajudar. Não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário